Congresso No Coração do Mundo: Ciências em Rede num Mundo Global

Lisboa, 7 e 8 de Maio de 2015

Fundação Calouste Gulbenkian

 

A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e as Faculdades de Letras das Universidades de Coimbra, de Lisboa e do Porto, com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, pretendem organizar um congresso com o propósito de propor uma reflexão, dedicada à comunidade científica e ao público em geral, sobre o significado e o papel das ciências sociais e das humanidades no contexto geral da sociedade e do conhecimento. O Congresso com o título “No Coração do Mundo: Ciências em Rede num Mundo Global” terá lugar nos dias 7 e 8 de Maio de 2015, na Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa.

Propõe-se que essa reflexão se concretize a partir de um diálogo com os diversos campos do saber, reunindo representantes de diversas disciplinas e áreas do conhecimento, ilustrando o seu enriquecimento mútuo e, em especial, a indispensabilidade da contribuição do seu conjunto.

As ciências sociais e humanas são essenciais ao conhecimento da memória social, à interpretação do seu comportamento e da sua expressão cívica, à percepção da herança e da diversidade cultural, à compreensão da realização pessoal e dos ideais coletivos.

As humanidades estudam o percurso da Humanidade e ajudam-nos a perspectivar o futuro. Enfatizando uma perspectiva crítica e uma resposta criativa, incluindo o estudo das línguas, da literatura, da história, do direito, da filosofia, da religião, das artes, elas estimulam a criatividade, a percepção da realidade comum e específica, o conhecimento da natureza humana no contexto histórico e social em que habitam. As ciências sociais caracterizam os padrões das nossas sociedades, ao longo do tempo e no momento presente. Empregando os métodos científicos das ciências naturais, as ciências sociais, incluindo a antropologia, a ciência política, a sociologia, as ciências da comunicação, estudam e percepcionam os processos comportamentais e organizativos. No seu conjunto, ajudam-nos a compreender melhor o significado da humanidade e a promover o sentido coletivo da comunidade global que habitamos.

Todas as áreas do saber são essenciais à criatividade e à realização individual e colectiva. Sendo notável o avanço científico que tem caracterizado os últimos séculos e inestimável a contribuição da investigação básica e aplicada das ciências físicas e biológicas para a melhoria do bem-estar social, importa compreender que a contribuição das ciências sociais e humanas está também no âmago desta melhoria, importando, por isso, dedicar-lhes mais recursos em investigação e formação.

O congresso “No Coração do Mundo: Ciências em Rede num Mundo Global” compreende quatro tempos, propondo quatro abordagens dedicadas à reflexão e ao debate sobre o Mundo Global que habitamos: Sentir o Mundo, Conhecer o Mundo, Pensar o Mundo, Governar o Mundo.

Cada um desses temas será introduzido por um conferencista, ao qual se seguirá uma sessão, em mesa redonda, reunindo especialistas / cientistas de áreas disciplinares diferentes, aos quais se solicita que apresentem a sua perspectiva sobre o tema proposto.

A intenção é, a partir das contribuições das diversas áreas disciplinares, reflectir conjuntamente sobre cada um desses temas, ilustrando a complementaridade e enriquecimento mútuo proporcionado por um diálogo transdisciplinar que inclua as humanidades e as ciências sociais e humanas.

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s